1. Home
  2. Notícias

Justiça Federal livra indústrias de laticínios de recolher o Funrural

04/12/2018

Filiados ao Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindileite-BA) estão dispensados de reter e recolher as contribuições ao Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A decisão é da 2ª Vara Federal de Itabuna, que julgou procedente mandado de segurança coletivo apresentado pela entidade contra a chamada sub-rogação – responsabilidade do adquirente de produto rural pelo pagamento dos tributos.

No caso do Funrural, a sentença tem como base julgamentos do Supremo Tribunal Federal (STF) e a Resolução do Senado Federal nº 15/2017, que suspende a execução de dispositivos de leis declarados inconstitucionais. Entre eles, o artigo 30, IV, da Lei 8.212, de 1991, que estabeleceu a sub-rogação.

Para o juiz Raimundo Bezerra Mariano Neto, embora o STF tenha reconhecido em um segundo julgamento, realizado em 2017, a constitucionalidade da contribuição ao Funrural, a sub-rogação não foi restabelecida e “teve seu suporte normativo de validade suspenso por ato do Senado Federal” – com base em análise anterior dos ministros, realizada em 2010.

“No julgamento de 2017, que tratou da Lei nº 10.256, de 2001, não houve decisão sobre o artigo 30, inciso IV [ que trata da sub-rogação], da norma anterior, de 1997, diz o advogado Daniel Andrade Pinto, que representou o Sindileite-BA. “Alguns magistrados, no entanto, consideram que ficou subentendido que a constitucionalidade valia também para a sub-rogação. Mas não há nada expresso na legislação posterior.”

Sobre o Senar, o magistrado considerou inconstitucional a sub-rogação pelo fato de o regime ter sido instituído por meio de decreto e não por lei. “O Decreto 566/1992, a pretexto de regulamentar a Lei 8315/91, desbordou dos limites constitucionalmente a ele deferidos, ao criar uma obrigação (qual seja, a de pagamento por sub-rogação) não prevista na própria norma supostamente regulamentada”, diz na decisão.

A sentença (processo nº 1000 222-14.2018.4.01.3311) vale para os filiados localizados nos municípios sob jurisdição fiscal da Delegacia da Receita Federal de Itabuna-BA, segundo o Sindileite-BA. Em nota, o presidente da entidade, Paulo Cintra, afirma que “a decisão é fundamental para proteção, segurança jurídica e desenvolvimento do setor de laticínios da Bahia porque no passado não houve desconto e retenção dos tributos do produtor de leite nem repasse do ônus para o consumidor”.

A Fazenda Nacional irá recorrer da sentença. Por meio de nota, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) informa que, ao contrário do que foi decidido, entende que continua válida a sub-rogação prevista para o Funrural, tendo em vista a declaração de constitucionalidade da contribuição social do empregador rural pessoa física pelo Supremo, após a Lei nº 10.256/01.

“Com efeito, em razão da modificação do artigo 25 da Lei nº 8.212/91 pela Lei nº 10.256/01, permanece hígida, por conseguinte, a obrigação da empresa adquirente de reter e recolher a exação, na forma do artigo 30 da Lei 8.212/91”, diz o órgão na nota.

No texto, a PGFN afirma ainda que há precedentes recentes em quatro tribunais regionais federais “concluindo pela retenção e recolhimento da contribuição social devida à Seguridade Social, nos termos do artigo 30 da Lei nº 8.212/91”.

Por Arthur Rosa | De São Paulo
Fonte: Valor

Outras Notícias

Não é possível acumular adicionais de insalubridade, define TST

17/12/2018
Não há embasamento legal para acúmulo de adicionais de insalubridade. Com este entendimento, a 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu a impossibilidade de cumulação e condenou uma empresa de...
Ler Notícia

Como descobrir uma empresa inidônea na escrituração da sua empresa antes da visita do fisco

17/12/2018
empresa que se encontrava na situação ativa e regular agora passou a ser declarada irregular e inidônea e o que é pior, retroagindo os efeitos da inidoneidade desta empresa fornecedora para desde a sua abertura, o que...
Ler Notícia

IIA Brasil e IBGC lançam guia detalhado sobre a auditoria interna

17/12/2018
Sobre o IIA Brasil O Instituto dos Auditores Internos do Brasil completou 58 anos de fundação sendo uma das cinco maiores entidades da carreira do planeta, entre os 190 países associados ao The Institute of Internal Auditors...
Ler Notícia

E-book gratuito com dicas imperdíveis para não errar no Imposto de Renda 2019

17/12/2018
Redação Contábeis...
Ler Notícia

Sua empresa está preparada para as exigências legais que entram em vigor em 2019?

14/12/2018
 ...
Ler Notícia

+ Notícias

Nossos Produtos e Soluções